A jornalista Paula Moura Pinheiro lançou há pouco tempo um livro muito simpático chamado «Viagem de regresso- Na Rota dos Portugueses em Cracóvia, Moscovo, Sampetersburgo e Novgorod», numa edição do Clube do Autor.É-nos apresentado um capítulo para cada uma das cidades, com as suas referências históricas, as suas vivências, numa escrita fluída e atraente.Vou escrever sobre Cracóvia, como «amuse bouche».Cidade onde estudou Copérnico, nasceram Óscar Schindler e Karol Woytila, entre tantos outros.Cidade de enormes reis e rainhas, do Dragão de Wawel.Foi capital da Polónia anexada em 1939.
Cidade do Gueto Kazimierz
.
Cidade da Basílica de Maria Santíssima
Berço de uma das mais antigas universidades da Europa. Damião de Góis esteve lá, em missão diplomática,em 1529.Cidade de cultura, vida, cor, movimento, arte, riso, vontade de viver, entusiasmo.
Para Moscovo, uma nota magnífica: a Praça Vermelha alugada para um combate de boxe e o Partido Comunista já sem dinheiro para alugar, no Kremlin, o pavilhão que Khruschev ali tinha mandado construir para os congressos do Partido.
Em Sampetersburgo dois portugueses,
Ribeiro Sanches 
e Luísa Todi
Em Novgorod, Ivan, o Grande....
Bem sei que era a título de "amuse-bouche", mas mais umas linhas sobre as cidades que não Cracóvia seriam bem-vindas...sem desprimor para a Paula Moura Pinheiro, gosto de te ler e de ter a oportunidade de confirmar a ubiquidade e génio de alguns Portugueses, aqui numa versão mais elevada que o Oliveira da Figueira...
ResponderEliminarPois eu fiquei foi com vontade não só de ler o livro como de ir a cracóvia e tudo sem qualquer demérito para o oliveira da figueira.
ResponderEliminar